GRAVAÇÃO LASER | LASER CO2 | LASER UV
Uma gravação laser é uma gravação feita por corrosão em "U" realizada por um feixe de luz (laser). Nesse processo ocorre a fusão e evaporação do material onde é feito a marcação. A profundidade de uma gravação típica é de 10 a 50µm.
Nossos equipamentos à Laser gravam textos de infinitas variações, números de série, códigos de barras, logotipos, personalizações, codificações, escalas. Podendo ser em superfícies planas e irregulares sem contato com a peça.
A gravação pode ser realizada nos mais variados materiais: Metais, Plásticos, Espelhos, Couro, Borrachas.
O laser de CO2 somente pode ser usado para gravar alumínio anodizado*, vidros e cristais, alguns tipos de capa dura de livro e bíblias.
*(Um acabamento anodizado é um acabamento claro ou colorido, que é quimicamente aplicado à superfície de muitos metais diferentes., metais com uma camada de tinta que pode ser removida)
Gravação Laser
A gravação a laser caracteriza-se por um feixe luminoso de alta potência (intensidade), capaz de criar uma imagem com (ou sem) contraste sobre a superfície que se deseja marcar. Dentre as principais características da gravação a laser é fundamental ressaltar a qualidade e velocidade da marcação. Com este processo pode-se marcar logotipos, textos, desenhos, códigos de barra e 2d (DATAMATRIX) sendo possível gravar os mais diversos materiais como: Aço, alumínio, latão, plásticos, madeira, couro, cerâmica, etc. O feixe luminoso é colimado através de lentes, refletido e guiado para um dispositivo que o faz mover-se, e concentrado através de uma lente final.
GÁS LASER OU LASER DE CO²
Esse é o tipo de laser mais usado‚ é utilizado para corte de diversos materiais entre eles estão o acrílico‚ plástico‚ madeira‚ vidro‚ papel‚ têxteis‚ chapas e películas‚ couro e até pedra. O laser a gás é uma mistura de dióxido de carbono com outros gases como nitrogênio e hélio‚ o qual é estimulado eletricamente‚ seu comprimento de onda é de 10‚6 micrómetros‚ o que permite o trabalho com matérias não metálicos.
LASER DE FIBRA
Esse é um laser mais complexo‚ pertencente ao grupo laser de estado sólido‚ onde é gerado um feixe de laser ou como é conhecido laser semente‚ amplificado com fibras de vidro especiais‚ o comprimento de onda é de 1‚064 micrômetros‚ sua intensidade é 100 vezes mais que o laser de CO²‚ o que permite muito mais precisão no corte‚ esse laser devido sua potência é indicado para corte de metais‚ mas também pode cortar outros materiais não metálicos.
LASER DE CRISTAIS OU ND:YAG‚ ND:YVO
Também é um laser de estado sólido‚ dessa categoria os lasers mais comuns são Nd: YAG (granada ítrio alumínio dopado com neodímio) e Nd: YVO (dopado com neodímio ítrio orto-vanadato)‚ seu comprimento de onda é de 1‚064 micrômetros‚ o mesmo comprimento do laser de fibra‚ a diferença é o custo de manutenção‚ esses tipos de lasers são mais caros e seu tempo de horas para manutenção varia de 8 a 15 mil horas enquanto que o laser de fibra é 25 mil horas para a manutenção ou troca de peças.
LASER UV
As máquinas de marcação a laser ultravioleta (UV) são conhecidas por suas altas taxas de absorção, o que lhes permite marcar vários materiais com danos mínimos por calor e excelente contraste, especialmente em materiais plásticos e orgânicos. Esse laser trabalha com uma frequência mais alta - o dobro da frequência de um laser de fibra.
Serigrafia Ou Silk Screen
Serigrafia, silk-screen ou impressão a tela é um processo de impressão de texto ou figura (gravura planográfica) em uma superfície, no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada.
A serigrafia caracteriza-se como um dos processos da gravura, determinado de “gravura planográfica”. Sem realização de cortes ou sulcos para retirada de matéria da matriz, sendo processo feito no plano, ou seja, na superfície da tela serigráfica que é sensibilizada por processos fotosensibilizantes e químicos. O princípio básico da serigrafia é relacionado ao princípio do estêncil, uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir o substrato (suporte).
A tela preparada (matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. Em seguida a tela de nylon é pintada com uma emulsão fotossensível e posteriormente, colocada sobre um fotolito (contendo em cor preta o texto ou figura a ser impresso) em uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível que foi exposta a luz.
É possível imprimir em variados tipos de: materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. De forma mecânica (por pessoas) ou automatizada (por máquinas).
O termo serigrafia (serigraph, em inglês) é creditado a Anthony Velonis, que influenciado por Carl Zigrosser, crítico, editor e nos anos 1940, curador de gravuras do Philadelphia Museum of Art, propôs a palavra serigraph (em inglês), do grego sericos (seda), e graphos (escrever), para modificar os aspectos comerciais associados ao processo, distinguindo o trabalho de criação realizado por um artista de um trabalho de uso comercial, industrial ou reprodutivo.
Velonis também escreveu um livro em 1939, intitulado Silk Screen Technique (New York: Creative Crafts Press, 1939) que foi usado como manual para divisões de posteres. Orientando os artistas da FAP sobre a técnica da serigrafia.
Estamparia
A ESTAMPARIA é uma serigrafia aplicada em tecidos: camisetas, aventais, máscaras de pano, sacolas, sacochilas, mochilas com superfície plana, partes ou peças de um produto antes da montagem e alguns outros produtos.
A Estamparia em tecido é uma Serigrafia (Veja: Silk Screen ) onde o material que recebe a tinta é o tecido. Estampar ou imprimir designa de maneira genérica diferentes procedimentos que têm como finalidade produzir desenhos coloridos e também brancos e monocromáticos na superfície de um tecido, como se fosse uma pintura localizada ao longo da metragem da peça e aplicado no seu lado direito.
Tampografia
Tampografia é um processo de impressão indireta e encavográfica (baixo-relevo) que consiste na transferência de tinta do clichê (matriz) para a peça a ser decorada através do tampão. Primeiramente a tampografia era vista como uma arte de simples decoração e hoje se tornou um sistema de impressão capaz de imprimir em superfícies irregulares, côncavas, convexas, planas, etc., como a casca de uma noz, por exemplo. Sua grande vocação é para as impressões de pequenas áreas, mas com os avanços tecnológicos da tampografia e de seu desenvolvimento a nível industrial, é possível a impressão em áreas de até 300 x 300 mm.
No setor Tampográfico, já é possível encontrar sistemas totalmente clean, ecológicos ou até mesmo robotizados. E a tendência é que nos próximos anos essa seja a única realidade da Tampografia, pois a visão mundial está voltada para a conscientização global da ecologia.
Explicando rapidamente o processo
A Tampografia é um processo de impressão indireto em que uma Máquina Tampográfica, transfere tinta de uma imagem gravada em um clichê, a um objeto ou produto, utilizando-se de um tampão de silicone, o qual se molda conforme a forma do objeto, sendo ele plano ou com curvatura.
Fonte: Origem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tampografia
Baixo Relevo / Alto Relevo
Alto-relevo é uma escultura onde a forma se projeta à frente, partindo de um fundo, normalmente um bloco do material utilizado, além do ponto onde seria possível copiá-la totalmente com um só molde. Embora se mantenham presas ao bloco de fundo em alguns pontos, possuem uma tridimensionalidade evidente, onde as sombras ganham realce de acordo com o movimento do ângulo da iluminação. Com grande efeito decorativo, foi muito utilizado na arte clássica, como decoração associada ao formato das fachadas de edificações. Nas gravações em Alto Relevo utiliza-se uma prensa onde um clichê (positivo para Baixo Relevo e negativo para Alto Relevo) é pressionado sobre o material (couro natural, couro sintético e outros materiais) e aplicado calor dando forma assim à gravação em Baixo ou Alto Relevo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alto-relevo
Sublimação
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O ponto de sublimação, assim como o ponto de ebulição e o ponto de fusão, é definido como o ponto no qual a pressão de vapor do sólido se iguala a pressão aplicada. Utiliza-se a técnica de sublimação para realizar gravações em diversos tipos de materiais.
Com a sublimação é possível imprimir a imagem que quiser, com várias cores e em qualquer área. Na sublimação, o desenho é impresso com uma tinta especial em um papel desenvolvido próprio para a técnica, com o auxílio de uma prensa quente.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sublima%C3%A7%C3%A3o
A sublimação é um processo de impressão muito utilizado no mercado atualmente. É um processo químico que consiste na transferência da imagem do papel para o produto. É quando a matéria (ou molécula) passa do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido.
Para realizar este processo é necessário utilizar uma tinta específica que é a tinta sublimática. A imagem impressa no papel é transferida, através de uma prensa térmica, para o objeto. A tinta é submetida a altas temperaturas e é aplicado uma pressão suficiente para fazer a tinta penetrar no material que estiver em contato. Vale lembrar que o que mantém a gravação no objeto é a aplicação de uma resina de proteção que adere a tinta, que garante a qualidade e a durabilidade do conteúdo.
A técnica de sublimação é aplicada em tecidos sintéticos (poliéster), camisetas de algodão sublimativa (preparada para sublimação) e produtos rígidos como: caneca de porcelana, squeeze metálica e outros produtos desde que preparados para a sublimação através da aplicação de uma resina. A tinta sublimativa não fixa em tecido de algodão, isto é, as tramas dos tecidos naturais não absorvem a tinta sublimativa.
Para sublimar tecidos de algodão – cores claras e escuras – e tecidos sintéticos escuros, é necessário aplicar uma base para ancorar a tinta sublimativa. Essa base é feita com o uso do papel denominado OBM.
fonte: https://www.mecolour.com.br/blog
TRANSFER
É uma das técnicas mais usadas e ocorre por meio da passagem de uma imagem impressa em uma impressora no papel que dá nome ao método TRANSFER. Por meio da pressão e do calor, a imagem é transferida para o material desejado. Vários objetos podem ser estampados com este método, como tecidos, bonés, camisetas, mouse pads, jogos americanos etc.
Fonte: https://www.rimaq.com.br/blog/tipos-de-estamparia/
Transfer Laser – Utiliza-se uma impressora laser.
Transfer é o processo pelo qual a camada de poliéster presente no papel, derrete em contato com o calor da prensa e se solta do papel, transferindo-se para o produto.
A impressão do papel transfer deve ser feita com toner utilizando uma impressora a laser. Assim como a Sublimação, o Transfer necessita de uma prensa térmica, é ela que fará este trabalho referente ao calor. Este processo deve ser utilizado em produtos com superfície rígida, como copos long drink, caneca de Chopp, taça de formatura, brindes entre outros produtos que aceitam este tipo de processo. Diferentemente da Sublimação, o produto não precisa de nenhum tratamento especial.
O TRANSFER LASER pode ser aplicado em tecidos de algodão desde que se utilize papéis especiais para essa finalidade. Com esses papéis é possível fazer a impressão de gravuras em camisetas de algodão. Há dois tipos de papéis para essa finalidade: camisetas claras e camisetas escuras. Esses papéis são denominados de Papel Transfer Light e Papel Transfer Dark .
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