o que fazemos

Gravação Laser e Laser CO2

Nossos equipamentos à Laser gravam textos de infinitas variações, números de série, códigos de barras, logotipos, personalizações, codificações, escalas. Podendo ser em superfícies planas e irregulares sem contato com a peça.

A gravação pode ser realizada nos mais variados materiais: Metais, Plásticos, Espelhos, Couro, Borrachas.

O laser de CO2 somente pode ser usado para gravar alumínio anodizado, metais com uma camada de tinta que pode ser removida, vidros e cristais, alguns tipos de capa dura de livro e bíblias.

Gravação Laser

gravação a laser caracteriza-se por um feixe luminoso de alta potência (intensidade), capaz de criar uma imagem com (ou sem) contraste sobre a superfície que se deseja marcar. Dentre as principais características da gravação a laser é fundamental ressaltar a qualidade e velocidade da marcação. Com este processo pode-se marcar logotipos, textos, desenhos, códigos de barra e 2d (DATAMATRIX) sendo possível gravar os mais diversos materiais como: Aço, alumínio, latão, plásticos, madeira, couro, cerâmica, etc. O feixe luminoso é colimado através de lentes, refletido e guiado para um dispositivo que o faz mover-se, e concentrado através de uma lente final.

GÁS LASER OU LASER DE CO²

Esse é o tipo de laser mais usado‚ é utilizado para corte de diversos materiais entre eles estão o acrílico‚ plástico‚ madeira‚ vidro‚ papel‚ têxteis‚ chapas e películas‚ couro e até pedra. O laser a gás é uma mistura de dióxido de carbono com outros gases como nitrogênio e hélio‚ o qual é estimulado eletricamente‚ seu comprimento de onda é de 10‚6 micrómetros‚ o que permite o trabalho com matérias não metálicos.

LASER DE FIBRA

Esse é um laser mais complexo‚ pertencente ao grupo laser de estado sólido‚ onde é gerado um feixe de laser ou como é conhecido laser semente‚ amplificado com fibras de vidro especiais‚ o comprimento de onda é de 1‚064 micrômetros‚ sua intensidade é 100 vezes mais que o laser de CO²‚ o que permite muito mais precisão no corte‚ esse laser devido sua potência é indicado para corte de metais‚ mas também pode cortar outros materiais não metálicos.

LASER DE CRISTAIS OU ND:YAG‚ ND:YVO

Também é um laser de estado sólido‚ dessa categoria os lasers mais comuns são Nd: YAG (granada ítrio alumínio dopado com neodímio) e Nd: YVO (dopado com neodímio ítrio orto-vanadato)‚ seu comprimento de onda é de 1‚064 micrômetros‚ o mesmo comprimento do laser de fibra‚ a diferença é o custo de manutenção‚ esses tipos de lasers são mais caros e seu tempo de horas para manutenção varia de 8 a 15 mil horas enquanto que o laser de fibra é 25 mil horas para a manutenção ou troca de peças.

Fonte: https://www.acriltecrs.com.br/blog/corte-e-gravacao-a-laser-aprenda-resumidamente-como-funciona-e-para-que-serve

Serigrafia Ou Silk Screen

Serigrafiasilk-screen ou impressão a tela é um processo de impressão de texto ou figura (gravura planográfica) em uma superfície, no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada.

A serigrafia caracteriza-se como um dos processos da gravura, determinado de “gravura planográfica”. Sem realização de cortes ou sulcos para retirada de matéria da matriz, sendo processo feito no plano, ou seja, na superfície da tela serigráfica que é sensibilizada por processos fotosensibilizantes e químicos. O princípio básico da serigrafia é relacionado ao princípio do estêncil, uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir o substrato (suporte).[

A tela preparada (matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. Em seguida a tela de nylon é pintada com uma emulsão fotossensível e posteriormente, colocada sobre um fotolito (contendo em cor preta o texto ou figura a ser impresso) em uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível que foi exposta a luz.

É possível imprimir em variados tipos de: materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.), espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. De forma mecânica (por pessoas) ou automatizada (por máquinas).

O termo serigrafia (serigraph, em inglês) é creditado a Anthony Velonis, que influenciado por Carl Zigrosser, crítico, editor e nos anos 1940, curador de gravuras do Philadelphia Museum of Art, propôs a palavra serigraph (em inglês), do grego sericos (seda), e graphos (escrever), para modificar os aspectos comerciais associados ao processo, distinguindo o trabalho de criação realizado por um artista de um trabalho de uso comercial, industrial ou reprodutivo.

Velonis também escreveu um livro em 1939, intitulado Silk Screen Technique (New York: Creative Crafts Press, 1939) que foi usado como manual para divisões de posteres. Orientando os artistas da FAP sobre a técnica da serigrafia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serigrafia

SilkScreen - Serigrafia

Serigrafia ou Silk Screen é um processo de impressão onde a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador sobre a superfície que deseja ser impressa. Seu uso é muito popular em papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.

Estamparia

A ESTAMPARIA é uma serigrafia aplicada em tecidos: camisetas, sacolas, sacochilas, mochilas com superfície plana, partes ou peças de um produto antes da montagem e alguns outros produtos.

Estamparia

A Estamparia em tecido é uma Serigrafia (Veja: Silk Screen )  onde o material que recebe a tinta é o tecido. Estampar ou imprimir designa de maneira genérica diferentes procedimentos que têm como finalidade produzir desenhos coloridos e também brancos e monocromáticos na superfície de um tecido, como se fosse uma pintura localizada ao longo da metragem da peça e aplicado no seu lado direito.

Tampografia

Processo de impressão direta que consiste na transferência de tinta via um Tampão especial para máquinas de tampografia (carimbo) para uma peça. O formato (desenho) nesta almofada é feita através de um clichê onde é depositado a tinta.

Tampografia

Tampografia é um processo de impressão indireta e encavográfica (baixo-relevo) que consiste na transferência de tinta do clichê (matriz) para a peça a ser decorada através do tampão. Primeiramente a tampografia era vista como uma arte de simples decoração e hoje se tornou um sistema de impressão capaz de imprimir em superfícies irregulares, côncavas, convexas, planas, etc., como a casca de uma noz, por exemplo. Sua grande vocação é para as impressões de pequenas áreas, mas com os avanços tecnológicos da tampografia e de seu desenvolvimento a nível industrial, é possível a impressão em áreas de até 300 x 300 mm.

No setor Tampográfico, já é possível encontrar sistemas totalmente clean, ecológicos ou até mesmo robotizados. E a tendência é que nos próximos anos essa seja a única realidade da Tampografia, pois a visão mundial está voltada para a conscientização global da ecologia.

Explicando rapidamente o processo

A Tampografia é um processo de impressão indireto em que uma Máquina Tampográfica, transfere tinta de uma imagem gravada em um clichê, a um objeto ou produto, utilizando-se de um tampão de silicone, o qual se molda conforme a forma do objeto, sendo ele plano ou com curvatura.

Fonte: Origem:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Tampografia

Baixo Relevo

A gravação em Baixo Relevo / Alto Relevo (Hot Stamping) é feita utilizando um Clichê, Positivo para Baixo Relevo e Negativo para Alto Relevo, onde este é pressionado (máquina de pressão) contra a superfície que receberá a gravação submetido a temperatura de 150º a 180º graus por alguns segundos. A temperatura dependerá do tipo de material. O material mais comum para esta gravação é o couro.

Baixo Relevo / Alto Relevo

Alto-relevo é uma escultura onde a forma se projeta à frente, partindo de um fundo, normalmente um bloco do material utilizado, além do ponto onde seria possível copiá-la totalmente com um só molde. Embora se mantenham presas ao bloco de fundo em alguns pontos, possuem uma tridimensionalidade evidente, onde as sombras ganham realce de acordo com o movimento do ângulo da iluminação. Com grande efeito decorativo, foi muito utilizado na arte clássica, como decoração associada ao formato das fachadas de edificações.  Nas gravações em Alto Relevo utiliza-se uma prensa onde um clichê (positivo para Baixo Relevo e negativo para Alto Relevo)  é pressionado sobre o material (couro natural, couro sintético e outros materiais) e aplicado calor dando forma assim à gravação em Baixo ou Alto Relevo.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alto-relevo

Sublimação

sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O ponto de sublimação, assim como o ponto de ebulição e o ponto de fusão, é definido como o ponto no qual a pressão de vapor do sólido se iguala a pressão aplicada.  Utiliza-se a técnica de sublimação para realizar gravações em diversos tipos de materiais.

Com a sublimação é possível imprimir a imagem que quiser, com várias cores e em qualquer área. Na sublimação, o desenho é impresso com uma tinta especial em um papel desenvolvido próprio para a técnica, com o auxílio de uma prensa quente.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sublima%C3%A7%C3%A3o

Transfer

É uma das técnicas mais usadas e ocorre por meio da passagem de uma imagem impressa em uma impressora no papel que dá nome ao método TRANSFER. Por meio da pressão e do calor, a imagem é transferida para o material desejado. Vários objetos podem ser estampados com este método, como tecidos, bonés, camisetas, mouse pads, jogos americanos etc.  

Fonte: https://www.rimaq.com.br/blog/tipos-de-estamparia/

Manuseio

Manipulação, etiquetagem, embalagem

A solução ideal para auxiliar na finalização da produção de produtos. Montamos, etiquetamos,  embalamos os produtos e os mais diversos tipos de manuseios.  

Colocação de mídia em pen drive

Realizamos o pré-carregamento de dados no pen drive. Insira dados como apresentações, vídeos, catálogos músicas ou qualquer outro arquivo que desejar.

Se desejar, podemos garantir que seus arquivos não possam ser excluídos do pen drive.

Desenvolvimento de projetos especiais

A Top Laser possui uma vasta competência em gravação, manipulação, embalagem de produtos.

Precisa de um projeto especial? Consulte-nos.

Atendemos todos os tipos de agência. Conte sempre com nossa equipe especializada para fazer o manuseio e a logística de sua campanha.